Moldando histórias com blocos cerâmicos
Artista da Carolina do Norte mostra que blocos cerâmicos podem ser a estrela principal de projetos de obras de arte
Por Manu Souza | Imagens: Divulgação
Apesar de ser um tanto incomum falar em arte e em blocos cerâmicos, é exatamente isso que o escultor americano Brad Spencer faz: esculturas incríveis com blocos cerâmicos.
Sobre sua escolha em usar este material, ele diz: “A escultura em tijolo pode ser datada da antiga Babilônia, mas continua sendo um aprimoramento novo e interessante para qualquer edifício, parede ou ambiente. O tijolo tem todas as mesmas características de durabilidade e baixa manutenção que um edifício de tijolos, combina bem em ambientes onde outras construções de tijolos estão presentes, fica bem com paisagismo e tem uma familiaridade que é reconfortante para as pessoas”.
Mas o processo de produção do artista não é nada simples. Spencer primeiro esculpe no tijolo cru, sem ser queimado, depois desconstrói a escultura e queima tijolo por tijolo. Ao final, ele reconstrói a peça. O artista gosta de envolver o público dando a oportunidade para que façam parte da obra, colocando eles mesmos uns tijolinhos. O resultado você pode conferir nas imagens a seguir.
Brad Spencer mora na Carolina do Norte e é Bacharel em Belas Artes, em pintura e desenho pela Universidade da Carolina do Norte e mestre em Belas Artes em Escultura .