Início Revista da Anicer Revista da Anicer #114 Feicon Batimat amplia experiências para transformar o setor em sua 25ª edição

Feicon Batimat amplia experiências para transformar o setor em sua 25ª edição

Custom CSS

Feicon

Feicon Batimat amplia experiências para transformar o setor em sua 25ª edição

Evento apresentará soluções para toda cadeia da construção

Com informações da assessoria de imprensa | Fotos: Divulgação

A Feicon Batimat, salão internacional da construção e arquitetura, chega a sua 25ª edição incorporando novidades em geração de negócios, inovação, networking e conteúdo. Com foco especial no varejo da construção, que representa 65% dos visitantes, a Feicon Batimat aposta na representatividade do segmento para levar ao participante do evento experiências imersivas que contribuam com o crescimento da construção. A próxima edição da mostra acontece entre 09 e 12 de abril de 2019, no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo.

Segundo dados da Anamaco, o varejo de material de construção encerrou o ano de 2018 com crescimento de 6,5% sobre o ano passado – e um faturamento recorde de R$ 122 bilhões. “A missão da Feicon Batimat para esta 25ª edição é fazer com que o visitante e o expositor possam projetar soluções, vivenciar experiências e transformar o varejo da construção de forma a contribuir para a retomada do crescimento”, explica Gustavo Binardi, diretor da Feicon Batimat. Ainda de acordo com o levantamento da Anamaco, metade dos 530 lojistas entrevistados pretende realizar investimentos nos próximos 12 meses.

Para Claudio Conz, presidente da Anamaco, com 25 edições a Feicon Batimat se tornou um importante motor de desenvolvimento do setor da construção no Brasil e a cada ano inova e se reinventa. “Nossos estudos indicam que as lojas que visitaram a última edição foram em busca de novos produtos. Em 2019 será ainda mais intensa a procura junto aos mais de 700 expositores que complementem o mix das lojas. Vamos juntos projetar soluções, vivenciar experiências e transformar o varejo na 25ª Feicon Batimat”, destaca Conz.

Indústria

Não é só o varejo da construção que está otimista com a retomada do crescimento. Segundo levantamento da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção), o segmento apresentou, em 2018, crescimento de 1,2% em relação a 2017, após três anos de queda no faturamento deflacionado.

De acordo com Rodrigo Navarro, presidente da Abramat, a 25ª Feicon Batimat deve se consolidar como o principal encontro cross-setorial de materiais de construção, fortalecendo ainda mais este importante setor da economia brasileira. “Indústria, varejo, construtoras, projetistas, dentre outros atores poderão se encontrar, interagir e promover relacionamentos, negócios e discussões construtivas envolvendo inovações”, explica Navarro.

A Feicon Batimat continuará com a planta setorizada em quatro macrosetores (acabamentos, estruturas, instalações e externos), porém a organização tem direcionado esforços para aprimorar cada vez mais a experiência do visitante e expositor. “Nossas pesquisas mostram que ao dividirmos o pavilhão em macrosetores a vivência do visitante e expositor têm sido positiva, favorecendo networking, troca de conhecimento e ampliação dos negócios. Por esse motivo continuamos com o mesmo formato, mas sempre aprimorando a experiência”, afirma Binardi.

Lembrando que os profissionais do setor têm entrada gratuita na Feicon Batimat, basta fazer o credenciamento pelo link www.feicon.com.br/Credenciamento e imprimir sua credencial.

Com mais de 700 expositores confirmados, a Feicon Batimat, salão internacional da construção e arquitetura, chega a sua 25ª edição incorporando novidades em geração de negócios, inovação, relacionamento e conteúdo. Com foco especial no varejo de material de construção, que representa 65% dos visitantes, a Feicon Batimat aposta na representatividade do segmento para levar ao participante experiências imersivas que contribuam com o crescimento do setor.

Entre os expositores da feira, empresas reconhecidas no macrossetor de estruturas pretendem reforçar seu posicionamento participando da Feicon Batimat. “Nesta 25ª edição, a Feicon Batimat conta com empresas dos segmentos de sistemas construtivos, ferramentas para construção, fundação e estrutura, máquinas e equipamentos, contribuindo para o crescimento de toda cadeia da construção”, revela Mayra Nardy, gerente da Feicon Batimat.

Já estão confirmadas empresas como Ensaca, CSM, Bosch, Tubominas, Minipa, nroca, Vonder, Starret, Stihl, Makita, Cortag e outras. Ao todo serão quatro macrossetores: acabamentos, instalações, estruturas, e externos, abrigando expositores nacionais e internacionais com soluções e tendências para toda cadeia da construção civil e arquitetura.

Sobre a Feicon Batimat

Com 25 edições de história e vivendo um novo momento, a Feicon Batimat é referência para quem é do mercado de construção civil e arquitetura por ser considerada uma plataforma de inspiração, conhecimento e relacionamento para seus milhares de visitantes. O evento é o único da América Latina em que se pode apresentar produtos para o varejo, construtor, arquiteto e formadores de opinião interessados em conhecer as novidades do setor e realizar negócios. Uma vasta exposição e uma variedade de experiências fazem com que a Feicon Batimat marque o início do calendário da construção civil no país.

Roteiro temático com foco em soluções sustentáveis no Salão Internacional da Construção e Arquitetura

Pelo segundo ano consecutivo a Reed Exhibitions Alcantara Machado e Inovatech Engenharia – consultoria em sustentabilidade para a construção civil -, com apoio da Fundação Vanzolini apresentam a Rota da Sustentabilidade. O roteiro temático, que contará com visitas guiadas durante todos os dias do evento, conduz os visitantes aos expositores que apresentam os produtos mais sustentáveis da Feicon.

A Rota da Sustentabilidade está com inscrições abertas para expositores e é composta por um circuito de estandes com exibição de produtos e soluções avaliados em três categorias: Fabricação, Obra e Produto Aplicado. O projeto estreou em 2018 com grande aprovação do público. “O fato das empresas inscritas ganharem uma avaliação de sustentabilidade de seus produtos é uma grande vantagem, pois o próprio processo ajuda as empresas a entender e aprimorar a maneira como comunicam com seus clientes, e é essa ponte que estamos construindo com a Rota da Sustentabilidade”, conta Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech e conselheiro da Feicon Batimat.

Para Gustavo Binardi, diretor da feira, a questão da sustentabilidade está intrinsecamente inserida em toda cadeia da construção, tanto que haverá a segunda edição da Rota da Sustentabilidade. “Na última edição tivemos 10 expositores que fizeram parte do roteiro e levaram soluções que contribuem para sustentabilidade e consumo consciente. Para 2019 esperamos ampliar o número de empresas participantes e ressaltar ainda mais a importância da construção sustentável”, destaca.

Avaliação – São 24 critérios de seleção definidos pela organização. A empresa interessada em participar deve preencher um formulário de inscrição, no qual define o(s) eixo(s) em que será avaliada, de acordo com os atributos ambientais de seus produtos.

Para ser selecionada é preciso que as autodeclarações enviadas pontuem em pelo menos 8 dos 24 critérios de avaliação. A pontuação também gera um ranking dos participantes.

Entre os requisitos avaliados estão percentual de água de reuso e material reciclado no processo de produção, rastreabilidade da cadeia produtiva, consumo de recursos, geração de resíduos na obra, eficiência energética e hídrica, reciclabilidade, desmontabilidade, conforto térmico e acústico e mitigação de riscos para varejistas e especificadores.

As empresas selecionadas deverão apresentar aos visitantes a pontuação obtida e oferecer informação adequada sobre os diferenciais de seus produtos, de maneira mais tangível para o cliente. Os produtos e soluções também serão avaliados pelo público durante a feira.

Informações

No site www.rotadasustentabilidade.com.br o expositor encontra o regulamento e o formulário de inscrição, além de outros detalhes sobre o projeto.

Sobre a Inovatech Engenharia

A empresa de consultoria para construção sustentável foi criada em 2005 com o objetivo de trazer soluções inovadoras para tornar as construções mais eficientes, confortáveis e com a menor pegada ambiental possível, além de auxiliar empresas de outros setores a incorporarem sustentabilidade em seus negócios.

É líder na certificação AQUA-HQE no Brasil, com mais de 5,7 milhões de m² certificados, em mais de 160 empreendimentos. Também é destaque na consultoria para atendimento à Norma de Desempenho (NBR 15.575), com simulações computacionais e medições in loco de desempenho térmico e lumínico e, ainda, na área de gestão de processos para o cumprimento da norma.

Em sua lista de mais de 75 clientes estão empresas e instituições como Leroy Merlin, Even, CASACOR, Tegra, Gafisa, Cipasa, Kallas, Nortis, Parque Ecológico Imigrantes, Hospital Santa Paula, Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário, entre outras.

Credenciamento para visitantes

O credenciamento para visitantes da 25ª edição da Feicon Batimat já está disponível. O evento traz uma série de experiências focadas em conteúdo, inovação, relacionamento e negócios, que visam agregar ainda mais a visita dos profissionais do setor. Para fazer o credenciamento, basta acessar www.feicon.com.br/Credenciamento, preencher o formulário e imprimir a credencial.

Anicer apoia construção da Casa Cerâmica

A Anicer e o setor cerâmico se uniram à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), ligada ao governo estadual de São Paulo, para mais uma vez apresentar um modelo de negócio eficaz e econômico.

Medindo 47,87 m², a 12ª edição da Casa Cerâmica é um dos grandes destaques da Feicon 2019 e apresenta um projeto usado para imóveis de dois dormitórios e que atende famílias de baixa renda. Toda construção será realizada em um prazo de 5 dias.

A alvenaria armada com blocos estruturais cerâmicos irá seguir as diretrizes de qualidade, com pé-direito de 2,60 m (que permite melhor iluminação e ventilação), laje de concreto, piso cerâmico em todos os ambientes, azulejo até o teto nas áreas molhadas, estrutura metálica para o telhado, área de serviço coberta, aquecimento solar e esquadrias de alumínio ou aço galvanizado com pintura eletrostática.

A obra trará uma série de melhorias para tornar a moradia mais confortável, segura e durável. O foco é a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Por isso, serão usadas tecnologias que economizam água e energia elétrica.

A Casa Cerâmica contará ainda com aquecedor solar para a água do chuveiro, que além de diminuir impactos ambientais, reduz em até 30% a conta de energia elétrica. Também serão utilizados equipamentos redutores de consumo de água, como bacias sanitárias com volume de descarga menor e torneiras com arejadores que diminuem o fluxo de água.

O projeto contempla ainda a garantia de acessibilidade completa, que permite a circulação de moradores com deficiência ou mobilidade física temporária ou permanente por todo o imóvel. Isso também beneficia pessoas obesas ou com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e crianças. Os cômodos contarão com espaço para girar cadeiras de roda, corredores largos, janelas em altura que permitam visão externa, vãos de 90 cm, portas com 80 cm de largura, banheiros acessíveis e lavanderia coberta.

Vale lembrar que as mesmas técnicas de construção, com alvenaria armada com blocos estruturais, podem ser usadas em imóveis residenciais de médio ou alto padrão e em edifícios.

O projeto da Casa Cerâmica no modelo da CDHU atende as normas de desempenho, utilizando técnicas que permitem mais rapidez na execução, eficácia, maior produtividade, conforto térmico e acústico. Para o coordenador do projeto, Paulo Manzini, a iniciativa é importante para a divulgação do setor como um todo. “Estar presente na maior feira da construção civil da América Latina, demonstrando que a cerâmica vermelha traz benefícios, como um melhor conforto térmico a esse tipo de moradia, é muito importante. Vamos mostrar que é possível construir rápido, sem desperdícios, com ideias sustentáveis, com produtos qualificados, práticas e técnicas ágeis, inovações e resultados de qualidade para uma moradia. Estaremos presentes, defendendo nosso setor da cerâmica vermelha. A indústria, às vezes, acha que o resultado não atinge diretamente o faturamento dela, mas o setor todo ganha com essa presença na feira. Nosso concorrente trabalha muito, aparece muito. Precisamos mostrar sempre que nosso produto apresenta muitos benefícios”.

Manzini destaca ainda que a execução do projeto, ano a ano, vem permitindo uma maior entrada de produtos cerâmicos na construção civil. “Há três anos, não tínhamos uma casa da CDHU, construída com blocos cerâmicos, apenas blocos de cimento. Hoje, já temos casas em construção, com o uso dos blocos cerâmicos, de varias indústrias produtoras do estado de São Paulo. Estamos incluindo uma empresa – EcoVita Incorporadora e construtora – que estará entregando, em 2019, mais de duas mil casas em diversas cidades. Esta construtora tem entregue cinco mil casas por ano, que inclui outros tipos de casas, contemplando o programa Minha Casa, Minha Vida, conforme faixas de renda diversas”.

Entre os apoiadores da construção, estão: Tecnologys – sistema de alvenaria racionalizada; Faulin – laje treliçada; Tessa – cobertura metálica; Top Telha e Laranjal – telhas cerâmicas. Outros apoiadores da obra compõem esquadrias, placa fotovoltaica, sistema de captação de água pluvial, revestimentos cerâmicos, metais e louças, equipamentos, etc. tudo conforme memorial descritivo da obra e em conformidade com o PSQ.

“A casa vai trazer um calçamento drenante, projeto inovador que será realizado em um conjunto habitacional de Campos do Jordão. Trata-se de uma parceria entre a CDHU e a Linear Engenharia. O projeto tem sistema de drenagem na preparação do solo, pavimentação, plantas que compõem os jardins e áreas verdes. Isso foi um lançamento que demonstraremos a pedido do governo do estado”, finaliza Manzini.

Serviço

25ª FEICON BATIMAT
Data entre 09 a 12 de abril de 2019
Horário terça a sexta das 10h às 20h
Local São Paulo Expo – São Paulo/SP – Brasil
Endereço Rod. Imigrantes Km 1,5 s/n.