Cícero Rodrigues Sallaberry
Sócio na empresa Projetabim Consultoria de Engenharia, Cícero Sallaberry é Head of Design na empresa Ambar Tech. Engenheiro civil formado pela UFRGS. Atua como gerentede projetos, sendo responsável técnico pelas áreas de modelagem e compatibilização de projetos e planejamento 4D. Certificado Profissional em Revit Architecture 2015 pela Autodesk. Certificado nos cursos Autodesk Revit Avançado, Autodesk Revit MEP, Autodesk Navisworks Manage e Gerenciamento BIM. Possui experiência em gerência e coordenação de obras. Presta consultoria e ministra palestras na área de sistema BIM.
Por Manu Souza | Imagens: Divulgação Cícero Sallaberry
O que é exatamente o conceito BIM?
BIM significa Building Information Modeling (Modelagem de Informações da Construção), é uma tecnologia que permite reunir todas as informações de um projeto, através da interoperabilidade (possibilidade de profissionais de diferentes áreas alinharem dados produzidos em diferentes softwares), desta forma integra todas as partes envolvidas no planejamento das construções, assim como em todo o ciclo da edificação (projeto, construção e utilização).
O que a plataforma facilita no dia a dia de uma construtora?
A utilização da plataforma BIM facilita no dia a dia de construtoras por proporcionar a melhora na comunicação entre os colaboradores do projeto, a atualização de modificações de projetos é feita automaticamente e podem ser acessadas mais facilmente pelos profissionais; as revisões necessárias ou realizadas são vinculadas ao modelo; facilita na gestão do empreendimento e logística da construção por gerar dados mais precisos.
Em que áreas o BIM pode ser aplicado?
O BIM pode ser aplicado nas áreas de planejamento, projeto, construção e manutenção dos empreendimentos, englobando as disciplinas de arquitetura, estrutura, instalações elétricas, instalações hidrossanitárias, topográfico, climatização, entre outras.
Como o BIM impacta no trabalho do engenheiro ou do arquiteto?
O BIM impacta no trabalho de engenheiros e arquitetos por permitir o compartilhamento de projetos entre vários profissionais permitindo que todos trabalhem em um único modelo ao mesmo tempo; facilita a comunicação entre integrantes da equipe e permite aos profissionais testarem soluções de projeto previamente, evitando retrabalhos.
O BIM traz economia às obras? Por quê?
O BIM traz economias à obra por garantir a precisão e detalhamento dos projetos, o que evita gastos com retrabalhos, a geração de quantitativos é mais precisa através do planejamento 5D, desta forma o valor gasto com materiais desperdiçados são menores; a utilização da plataforma evita também atrasos no cronograma por haver a possibilidade de planejamento 4D, permitindo manter custos previstos para gerenciamento de obras. …
Conteúdo exclusivo para assinante ou associado Anicer.
Para receber a revista da Anicer, associe-se ou assine a publicação.