São Paulo em tons de vermelho
Por Manu Souza | Imagens: Nelson Kon – ArchDaily
C Uma torre, localizada no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, se destaca por sua beleza, originalidade, modernidade e cores, em meio a uma numerosa selva de pedras de arranha-céus monocromáticos.
O edifício possui 25 pavimentos e conta com 123 apartamentos, sobre uma base de áreas comuns (squash, piscina, restaurante, sala social e estacionamentos).
O projeto é assinado pelo arquiteto espanhol Fermín Vázquez e abriga diversas plantas de apartamentos, onde suas principais aberturas são orientadas para norte e sul, com varandas profundas para mitigar a intensa radiação solar, enquanto as fachadas leste e oeste, as mais expostas no clima de São Paulo, são resolvidas com a predominância de superfícies opacas protegidas por uma fachada ventilada de peças de cerâmica esmaltadas de grande formato.
Feitas de cerâmica, as fachadas ventiladas têm manutenção mais simples e facilidade de preservar sua beleza original, além disso, a tecnologia permite um excelente comportamento térmico e energético ao prédio.
Reconhecidos como isolantes acústicos, os painéis cerâmicos coloridos da fachada são posicionados em planos diferentes, criando volumetria com relevo e brilho. A variação de tom das placas, proporciona ainda a ideia de que cada apartamento é único, já que nenhum tem a fachada igual ao outro. Assim, o edifício se converte numa bonita torre na qual é possível reconhecer as diferentes unidades habitacionais pela cor e a estrutura que organiza a construção.
Na parte exterior da parede dos apartamentos, cobogós se entrelaçam sutilmente e envolvem a lateral das sacadas. Cerâmica, brilho, volume e cores, são elementos que valorizam a estética e a funcionalidade desta inovadora construção.