Início Revista da Anicer Revista da Anicer #116 Arquitetura moderna, sustentável e afetiva em São Paulo

Arquitetura moderna, sustentável e afetiva em São Paulo

Custom CSS

Casacor SP

Arquitetura moderna, sustentável e afetiva em São Paulo

Ambientes com forte personalidade e com vários destaques aos elementos cerâmicos estão em evidência na mostra

Por Manu Souza | Imagens: Manu Souza e divulgação CASACOR

C onsiderada a mostra de arquitetura mais importante da América Latina, a CASACOR SP foi aberta no dia 28 de maio e segue até o próximo dia 04 de agosto. O evento, que acontece no Jockey Club de São Paulo, apresenta como conceito o “Planeta Casa”, inspirado na ideia de que cada casa torna-se o universo particular de um indivíduo.

É na nossa casa que podemos expressar, de forma natural e genuína, nossa afetividade e nossa conexão com o outro. E, a partir dela, demonstrar atitudes afetivas para com a comunidade que nos rodeia. “É pensar de dentro para fora, começando pela nossa individualidade e nosso propósito como ser humano. Somente assim será possível enxergar o outro, como um elo no cuidado com o mundo”, explica Lívia Pedreira, Diretora Superintendente da CASACOR.

O evento vai percorrer ainda 18 cidades brasileiras, 4 países da América do Sul e um da América do Norte e os visitantes podem conferir 75 ambientes, que trazem as tendências do último ano e toda a personalidade de grandes profissionais renomados. A mostra paulistana apresenta ambientes como lofts, lounges, salas, estúdios, um apartamento completo e muitos outros.

Em sua 33ª edição, a mostra mantém a tradição de proporcionar experiências extraordinárias para os visitantes. Restaurantes, bares e boulangeries garantem o melhor da gastronomia. Lojas oferecem a oportunidade de comprar produtos selecionados. Novidade deste ano, a Arena CASACOR promove semanas temáticas com palestras e debates reflexivos sobre as grandes questões do morar. Por fim, inova com alterações no circuito e grandes investimentos em sustentabilidade e tecnologia.

Repensar a casa não mais como um espaço físico, mas como um estado de espírito, norteia as novas formas de morar. A geração millennial (nascidos entre 1980 e 1995) permeia essa filosofia quase nômade, do desejo de se sentir em casa em qualquer lugar do mundo. Atrelada a essa necessidade de constante movimento, a tecnologia evoluiu para uma ferramenta mais amigável e que facilita esse processo, tornando o cotidiano mais prático e interativo.

“As conexões com o outro se tornaram sem fronteiras. Nessa premissa, deixar a casa mais inteligente e organicamente integrada às inovações tecnológicas é uma das principais tendências encontradas nas últimas feiras como a Semana de Design de Milão e a Maison et Object”, explica Pedro Ariel, diretor de conteúdo e relacionamento da CASACOR.

“Quando se fala de tecnologia, não estamos nos referindo apenas ao high-tech propriamente dito, mas sim encontrar em elementos simples e até primitivos as ferramentas tecnológicas. Temos visto diversos designers e profissionais do segmento trabalhando com materiais inusitados para alcançar efeitos tecnológicos”, complementa Cristina Bava, redatora-chefe da CASACOR.

Aliada à necessidade de se beneficiar da tecnologia, vem a preocupação com valores como ética, transparência, diversidade e consciência. As pessoas procuram cada vez mais saber a procedência e o propósito do produto a ser consumido. Esse comportamento é reflexo da preocupação do indivíduo com a sua postura em relação ao mundo. “É olhar, de certa forma, com afeto para o mundo e para o futuro”, comenta Lívia.

E sustentabilidade é um assunto levado a sério pela organização da mostra. Em cada nova edição, o compromisso é reforçado e aprimorado. Em 2019, a meta é deixar de produzir 450 toneladas dos mais diversos resíduos em todas as fases do evento e dar destinação adequada para o restante. Há três anos, a CASACOR assumiu a responsabilidade de buscar a certificação ISO 14.001 até 2020. No ano passado, a edição São Paulo ratificou uma série de medidas e soluções e conseguiu impedir que 99,3% das 2.323 toneladas de resíduos gerados fossem parar em aterros sanitários – o material desviado foi reciclado ou reaproveitado.

Apoiada nessa ideia de que melhor que reciclar é não gerar resíduos, uma das principais ações do ano acontece na bilheteria. Em 2019, a mostra deixa de imprimir 115 mil convites em papel e mais de mil passaportes plásticos, e quem adquiri-los antecipadamente estará contribuindo com a causa. “Em comparação, se colocarmos em linha reta, todos os convites que deixaremos de imprimir, isso representaria uma metragem superior à da Linha Amarela do metrô de São Paulo, que tem 12,8km e vai da Estação da Luz à Vila Sônia. Isso exemplifica o impacto que a CASACOR está exercendo no meio ambiente”, conta Darlan Firmato, Arquiteto Coordenador de Projetos da CASACOR.

Além disso, esse ano os visitantes têm acesso à Rota da Sustentabilidade da CASACOR. Antes uma área apenas de bastidores, a Central de Resíduos agora faz parte do roteiro e demonstra, com práticas diárias, como a mostra processa todos os tipos de materiais. O espaço tem uma horta de orgânicos que abastece as operações gastronômicas de ervas frescas diariamente e, além disso, uma composteira para a produção de adubo, que poderá ser levado para casa pelos visitantes. Assim como a transformação do entorno de nossa casa pode acontecer a partir das nossas próprias iniciativas, a cidade também é modificada por meio de soluções que valorizam o convívio da comunidade.

A Revista da Anicer esteve presente na CASACOR SP 2019 e trouxe nesta matéria, 03 ambientes que se destacaram pela utilização de produtos cerâmicos.


Conteúdo exclusivo para assinante ou associado Anicer.
Para receber a revista da Anicer, associe-se ou assine a publicação.