Casa de tijolos
Moradia da Austrália incorpora tradição e modernidade em projeto que coloca o tijolo cerâmico como destaque
Por ArchDaily | Fotos: Michael Nicholson e Kreis Grennan Architecture
E sta residência, em Petersham, foi construída em um pequeno lote em meio a casas históricas. A habitação apresenta-se como uma casa independente, formando um par com um vizinho idêntico, limitados por um edifício comercial e um estacionamento. As características do período do federalismo australiano estão bem preservadas e fortalecem o valor histórico no Inner West de Sidney. Várias árvores bonitas foram preservadas no jardim posterior do terreno adjacente, proporcionando uma perspectiva agradável e abrigo do sol de verão.
Dentro deste contexto, buscando ampliar o espaço e fornecer novos usos para os moradores, o projeto protegeu o volume principal na frente da casa existente, contendo quatro salas tradicionais. O anexo é conectado com um elo articulado sob a calha, revelando a relação espacial por meio de uma série de claraboias.
Além do posicionamento estratégico dos vidros, o novo volume cria uma bela vista para o bairro, em consonância com três chaminés da habitação existente. No lado oposto, o habitante experimenta uma abertura emoldurada por tijolos, abrindo-se para as árvores que se estendem a partir do contexto circundante.
As paredes de limite de dois pavimentos são construídas com tijolos reciclados locais. As internas, de tijolos pintados, fornecem continuidade de material e cor com a residência existente, ao mesmo tempo em que identificam claramente o novo anexo. As paredes externas são de tijolo aparente com uma delicada borda afunilada, enquadrando o volume da nova edificação na parte posterior e criando um diálogo com as casas de época e estruturas patrimoniais do entorno, celebrando a tradição da construção em alvenaria de Sidney.