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Anicer lança campanha colaborativa para divulgar o produto cerâmico

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Campanha Nacional

Anicer lança campanha colaborativa para divulgar o produto cerâmico

Iniciativa, que funcionará através da adesão dos ceramistas, irá durar 3 meses e envolverá TV, rádio e internet

Por Manu Souza | Imagens: Anicer e divulgação Grupo Terra Brasil Cerâmicas

Com o objetivo de promover o produto cerâmico, a Anicer deu início ao processo de captação de recursos para a execução de uma campanha publicitária nacional, com ênfase em TV, rádio e mídias digitais, para valorização e destaques do material cerâmico. A iniciativa tem como público-alvo o consumidor final, além de arquitetos, engenheiros e profissionais da construção civil.

Este material tão antigo e tradicional é o favorito dos brasileiros devido às suas propriedades únicas, como seu alto isolamento térmico e acústico, dois fatores essenciais para as condições de salubridade e conforto de uma residência. Inclusive, temos no Brasil um bom exemplo de sabedoria popular acerca das características de isolamento térmico desse produto, que é o hábito de armazenar água em potes cerâmicos, as moringas, para manter o seu frescor por muito tempo.

Seu processo de fabricação utiliza matéria-prima 100% natural, a argila, e nenhum componente agressivo ao meio ambiente. Para converter a matéria-prima no produto final utilizam-se os quatro elementos da natureza: terra – argila; água – misturada à argila para ser moldada, ar – para alimentar o fogo e secar as peças; e fogo – para aumentar sua resistência.

A campanha é uma reinvindicação antiga dos associados da Anicer e amplamente discutida nas assembleias da Instituição. Demandada para execução na última reunião, que ocorreu na sede da CNI, em São Paulo, a equipe de comunicação da Anicer, em conjunto com profissionais de publicidade, apresentaram o melhor formato para execução da ação, que leva em conta o número de adesões e as regiões participantes.

“A nossa empresa tem mais de 40 anos no mercado cearense e aproveito este espaço para fazer um pedido a todos os ceramistas do Brasil. Nós já aderimos a campanha publicitária da Anicer, que visa valorizar o produto cerâmico através de inserção de anúncios em todos Brasil. Campanhas publicitarias são demandas recorrentes em nossas assembleias e sempre uma demanda recorrente nos sindicatos também. Nós, enquanto Sindcerâmica, já realizamos uma campanha publicitaria há alguns anos, infelizmente, não conseguimos a adesão dos ceramistas para veiculação. Desta vez, a campanha da Anicer é uma campanha para todo o Brasil. Esperamos a adesão de muitos ceramistas e que possamos fazer um excelente trabalho com essa importante ação. Vamos valorizar, cada vez mais, os nossos produtos”, convidou Marcelo Tavares, do Grupo Tavares (CE).

Vale destacar que além de utilizar combustíveis que emitem menos gases-estufa e que não desmatam, a indústria cerâmica passou a absorver e eliminar resíduos de outros segmentos, atuando como indústria limpadora do meio ambiente.

A recuperação das áreas de extração de argila é tratada pelo setor com atenção, em cumprimento às obrigações estipuladas pelo artigo 225, inciso 2º, da Constituição Brasileira. Apesar de ser a segunda maior atividade mineradora do Brasil, ela é muito difusa e de baixo impacto. Os projetos de recuperação, geralmente, dedicam essas áreas às atividades de piscicultura, fruticultura, eco turismo, pastagens ou florestas plantadas com vegetação nativa ou exótica.

Outro fato importante é que os resíduos de cerâmica vermelha não são nocivos ao meio ambiente e são classificados pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) como classe “A”, como reaproveitáveis e totalmente recicláveis, sem danos ao meio ambiente.

“Eu sou a quinta geração de ceramistas da família, isso já está no sangue há muitos anos. Sou proveniente do estado do Paraná, da cidade de Cornélio Procópio. Minha família teve cerâmica em Jataizinho e hoje eu estou no Mato Grosso do Sul, há mais de 20 anos praticamente, trabalhando muito, fazendo muito bloco cerâmico, muita telha cerâmica, investindo muito neste setor. Por isso, já aderimos a campanha de publicidade nacional da Anicer. Eu acho que esta campanha vem bem de encontro com o que o setor precisa, a gente precisa de visibilidade, a gente precisa que as pessoas conheçam o nosso setor, que as pessoas na hora de fazer a construção, já olhem e percebam que com cerâmica é bem melhor. Eu tenho certeza que ela vai trazer muito resultado positivo para todo o setor cerâmico”, explicou Natel Moraes, da NHF Cerâmica (MS) e presidente da Anicer.

De acordo com a última pesquisa oficial realizada, o segmento da cerâmica vermelha representa 4,8% da indústria da construção civil e gera cerca de 300 mil postos de trabalho diretos e 900 mil indiretos. Ainda segundo o IBGE, o setor é constituído por 6.903 empresas, com faturamento superior a R$ 18 bilhões anuais e, mensalmente, são produzidos mais de 4 bilhões de blocos de vedação e estruturais, e 1,3 bilhões de telhas. “Entendemos que devido a crise econômica que a construção civil enfrentou, este cenário mudou bastante. Muitas empresas fecharam suas portas, mas também entendemos que o setor permanece amplo e a adesão de todos, sócios ou não sócios, é muito importante”, disse Natel.

“A Barrobello, empresa localizada no interior de São Paulo, é fruto do sonho de um engenheiro que fazia carreira em multinacional e acreditou no seu ideal, montou seu próprio negócio, que hoje é esse importante grupo econômico no nosso raio de atuação. Essa pessoa é meu pai, Roberto Fantinato, que segue à frente da empresa. Acreditamos muito em tecnologia, inovação, nas vantagens técnicas comerciais e logísticas, e todas as vantagens também de desempenho dos produtos cerâmicos, perante todos os concorrentes que existem na cadeia da construção civil. Acreditamos em fazer um excelente papel dentro da futura moradia e, pra isso, estamos apoiando a campanha da Anicer, pois acreditamos que juntos somos muito mais fortes”, disse André Fantinato, da Barrobello – Blocos e Telhas Cerâmicas (SP).

Como será a campanha?

Atendendo as indicações dos ceramistas, a Anicer está levantando recursos para a execução de uma campanha de publicidade nacional, com o objetivo de divulgar as vantagens dos produtos cerâmicos e aumentar suas vendas. A indústria da cerâmica nunca precisou tanto de uma iniciativa como essa.

Mas, para que ela aconteça, dependemos da sua participação.

Por que investir?

Mais do que uma simples propaganda, esta campanha publicitária vai ajudar a posicionar os produtos cerâmicos no mercado nacional. Iremos apresentar as vantagens construtivas da cerâmica vermelha e aumentar a competitividade dos produtos junto aos materiais alternativos concorrentes. Aqui, não focaremos apenas em uma marca, mas no setor como um todo. Por isso, não precisa ser sócio da Anicer para participar, basta acreditar que todos serão beneficiados com esta importante iniciativa.

Como aderir?

Basta acessar a página da Campanha, hospedada no site da Anicer e preencher o formulário de adesão. São quatro opções de cotas de patrocínio e você escolhe a que melhor cabe no seu bolso. O importante é não deixar de participar.

Cotas

R$ 2.000,00
  • Logo do patrocinador na página da campanha, no site da Anicer pelo período de 1 ano
  • Banner com logo do patrocinador no site da Anicer pelo período de 1 mês
  • Inserção de logo, junto com todos os patrocinadores, para divulgação dos VTs em seus canais.
R$ 3.000,00
  • Logo do patrocinador na página da campanha, no site da Anicer pelo período de 1 ano
  • Banner com logo do patrocinador na página principal do site da Anicer pelo período de 2 meses
  • Publicação de 1 post com a marca do patrocinador nas redes sociais da Anicer
  • Inserção de logo, junto com todos os patrocinadores, para divulgação dos VTs em seus canais.
R$ 4.000,00
  • Logo do patrocinador na página da campanha, no site da Anicer pelo período de 1 ano
  • Banner com logo do patrocinador na página principal do site da Anicer pelo período de 2 meses
  • Divulgação do nome da marca em releases e press-kit encaminhados à imprensa
  • Publicação de 2 posts com a marca do patrocinador nas redes sociais da Anicer
  • Inserção de logo do patrocinador nos filmes da campanha que serão divulgados nas redes sociais
  • Inserção de logo, junto com todos os patrocinadores, para divulgação dos VTs em seus canais.
R$ 5.000,00 ou mais
  • Logo do patrocinador na página da campanha, no site da Anicer pelo período de 1 ano
  • Banner com logo do patrocinador na página principal do site da Anicer pelo período de 2 meses
  • Divulgação do nome da marca em releases e press-kit encaminhados à imprensa
  • Publicação de 3 posts nas redes sociais da Anicer
  • Inserção de logo do patrocinador nos filmes da campanha que serão divulgados nas redes sociais
  • Inserção de logo, juto com a da Anicer, para divulgação dos VTs em seus canais.

Preencha o formulário e faça já a adesão da sua cerâmica: https://www.anicer.com.br/campanha

ACV dos produtos cerâmicos comprova que a cerâmica é melhor

O setor de cerâmica vermelha foi o primeiro, em toda a cadeia da construção civil brasileira, a se dedicar ao estudo completo do impacto ambiental do ciclo de vida de seus produtos e a publicá-lo.

A canadense Quantis foi a escolhida para desenvolver o estudo. Através dos métodos utilizados, foi possível reafirmar as principais vantagens destes produtos naturais e identificar aspectos que podem evoluir na sua produção.

Para ajudar o consumidor a escolher o produto que menos agride o meio ambiente, foi realizada a ACV dos produtos cerâmicos em comparação aos equivalentes de concreto.

Resultados

A pesquisa considerou os impactos ambientais produzidos por telhas e blocos cerâmicos, desde o momento da extração da matéria-prima, passando pelo processo produtivo até o descarte final. Foram consideradas questões como o uso de energia, emissões de poluentes no ar, retirada de água, contaminação de solo e águas, impacto nas mudanças climáticas e na saúde humana.

No caso da ACV das telhas cerâmicas, ficou constatado um consumo reduzido de água, melhor aproveitamento de recursos naturais não renováveis e menor emissão de gases do efeito estufa. Segundo a análise, o m² de cobertura cerâmica requer 72% menos água do que o m² de cobertura de concreto.

Com relação aos blocos cerâmicos, o estudo mostra que o m² de parede cerâmica requer 24% menos água do que o m² de parede de blocos de concreto e 7% menos que o m² da parede de concreto moldada in loco. Entretanto, o consumo de água no caso da parede cerâmica se deve exclusivamente à utilização de argamassa e não aos blocos.

Para o presidente da Anicer, o levantamento é uma forma de oferecer ao consumidor condições de escolher um produto por meio de critérios de consumo responsável. “É importante conhecer a condição do nosso produto e seu grau de impacto. Saber onde podemos melhorar, aperfeiçoar, no que podemos reduzir consumo na produção, transporte, uso e descarte. Mas isso fica ainda mais nítido quando o consumidor faz a comparação”, afirma Moraes.

Para saber mais sobre a ACV dos produtos cerâmicos, acesse: http://anicer.com.br/acv.

A cerâmica é um produto nobre e está ao alcance de todos

As Cerâmicas e olarias estão distribuídas por todas as regiões do País. Em sua maioria são empresas de pequeno porte, neste setor tradicionalmente conhecido por gestão familiar e forte empregador em quase todos os municípios do Brasil, agindo contra o êxodo rural e a favelização dos grandes centros urbanos ao manter o homem no interior.

Uma das principais missões do segmento de cerâmica vermelha brasileiro é oferecer produtos qualificados como forma de alavancar sua competitividade e garantir seu espaço na indústria da construção civil do país. O setor de cerâmica vermelha brasileiro é o principal fornecedor de materiais para alvenarias e coberturas para uso residencial e comercial.

Nas diversas regiões do país, os fabricantes têm acesso a argilas com excelentes propriedades minerais, o que garante aos produtos finais durabilidade, conforto térmico e acústico e preço competitivo, quando comparados com as demais opções oferecidas pelo mercado.

Focadas nos contínuos processos de crescimento e qualificação, um número crescente de indústrias de cerâmica vermelha têm ingressado nos Programas Setoriais da Qualidade, que integram o Programa Brasileiro de Qualidade (PSQ) e Produtividade no Habitat (PBQP-H), do Ministério do Desenvolvimento Regional, antigo Ministério das Cidades, uma ação do Governo e da iniciativa privada em prol da conformidade técnica dos materiais de construção e do estímulo ao desenvolvimento profissional e gerencial. A qualificação das empresas no PSQ é uma das maiores bandeiras da Anicer, no intuito de difundir a prática da qualidade pelo setor e salvaguardar sua imagem junto ao público.

Além de fabricar um material ecológico e naturalmente eficiente, a Indústria de Cerâmica Vermelha está atenta às questões ambientais. As áreas de extração são recuperadas com projetos de piscicultura, replantio com mata nativa ou ecoturismo. As indústrias utilizam biomassas renováveis em seus fornos, de norte a sul do Brasil, consumindo o que é descartado pelas indústrias agrícolas, automobilísticas e moveleiras e, deste modo ajudam a limpar o meio ambiente.

O setor entende que em meio a discussões sobre métodos construtivos mais rápidos, vale o exercício de conscientização por parte das construtoras de que nem sempre o mais rápido é o melhor ou o mais seguro. “É indispensável avaliar profundamente os reais diferenciais competitivos desses sistemas construtivos, como redução de prazos e custos, garantia da qualidade e atendimento à Norma de Desempenho. Além disso, é necessário considerar aspectos como manutenção ao longo da vida útil da edificação e a garantia da qualidade dos serviços executados e dos materiais empregados, para evitar desperdícios, retrabalhos e futuras patologias na construção”, explica Moraes.

“Este é o momento exato para que as pequenas empresas de cerâmica vermelha e sua cadeia produtiva se unam em torno da Associação Nacional e de nossos Sindicatos, em prol da unidade do setor. Esta campanha não é da Anicer, é do ceramista. E os resultados só serão positivos se todos cooperarem e integrarem a ação”, finaliza o presidente.