Início Revista da Anicer Revista da Anicer #118 48º Encontro Nacional da Indústria Cerâmica destaca ações pelo desenvolvimento do setor cerâmico

48º Encontro Nacional da Indústria Cerâmica destaca ações pelo desenvolvimento do setor cerâmico

Custom CSS

Encontro Nacional

48º Encontro Nacional da Indústria Cerâmica destaca ações pelo desenvolvimento do setor cerâmico

Edição sul do evento confirma sua tradição e comprometimento técnico com os ceramistas de todo o Brasil e da América Latina

Por Manu Souza | Apoio na apuração: Juliana Meneses | Fotos: Felipe Oliveira para Anicer

A edição 2019 do Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, realizada em Foz do Iguaçu (PR), propiciou para os mais de 850 participantes o acesso a conhecimentos e tecnologias. Ceramistas de diversos estados prestigiaram o principal evento do setor na América Latina, entre os dias 23 e 25 de outubro, que retornou à Foz do Iguaçu após 14 anos. Com inúmeros elogios à sua organização, o 48º Encontro Nacional confirmou sua tradição e capacidade de reunir um seleto grupo de palestrantes, fornecedores e parceiros para oferecer aos visitantes um ambiente de troca de experiências e informações no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu.

Paralelo ao congresso, grandes fornecedores marcaram presença na Expoanicer – Exposição Internacional de Máquinas, Equipamentos, Automotivos, Serviços e Insumos para a Indústria da Cerâmica Vermelha, movimentando e prospectando diversos negócios. O pavilhão da feira, além de receber as tradicionais marcas, contou este ano com empresas da própria região sul do país, que nunca participaram do evento. Foram em torno de 60 marcas nacionais e internacionais exibindo o que existe de mais atual no mercado.

O evento foi uma realização da Anicer, com co-realização do Sebrae Paraná, apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e do Sindicer/PR, parceria da Fundacer e patrocínio do Sesi e Senai/DN.

“Ver o que o mercado tem de novo, fazer visita técnica, foi muito proveitoso, fomos em duas fábricas, fomos muito bem recebidos e dessa forma a gente pode tirar informações muito valiosas. Aqui é uma troca de experiência, não só apenas com palestras, minicursos e com os fornecedores, mas entre ceramistas. Muitas vezes combinamos até visitas em uma cerâmica, de um do outro, dessa forma o setor se une, cada vez mais e juntos somos mais fortes”, disse a ceramista Clarissa Volpini, da Cerâmica Volpini.

O 48º Encontro reuniu, juntamente com a forte presença dos empresários paranaenses, um público heterogêneo, recebendo representantes de todos os demais 25 estados brasileiros. Pela sua localização facilitada, ceramistas do Paraguai, Colômbia, Bolívia e Argentina também estiveram no evento. Os participantes internacionais demostraram grande satisfação com a iniciativa da Anicer, por possibilitar o intercâmbio de informações e o networking.

“O evento tem sido uma experiência de grande valia para nós, apesar de já termos mais de 10 anos de atuação no monitoramento de emissões atmosféricas de processo como, por exemplo, as chaminés das cerâmicas e termos participado de vários eventos na área a nível estadual, temos recebido bastantes visitas e interessados em conhecer os nossos trabalhos, fazendo um grande número de contatos para atendermos em alguns estados e países que até então não atendíamos. Com certeza iremos participar dos próximos eventos realizados pela Anicer”, disse Lírio F. Vivan Júnior, expositor da LL Ambiental.

Ações pelo Desenvolvimento do Setor

Nesta edição, focado em temas como Tecnologia, Sustentabilidade, Habitação Social, Tecnologia BIM, Arquitetura e Design, Queima, Revolução Digital, Mercado, Alvenaria de Vedação, Eficiência Produtiva, Secagem, Novos Produtos, Legalização de Jazidas e Adequação, o projeto desenvolveu-se através de conjunto de ações, entre Palestras, Minicursos, Fóruns, Oficinas e Debates Técnicos, seguidos de esclarecimentos aos pequenos empresários.

Além disso, o Encontro contou ainda com informações sobre PSQ/PBQP-H/Governo Federal que como ferramenta para a qualidade, auxilia as empresas a enquadrarem blocos e telhas cerâmicos e processos de acordo com mudanças competitivas e tem papel importante para que as empresas tornem-se referência e fomentem a qualidade, contribuindo direta e indiretamente para elevar a imagem do setor e dos blocos e telhas cerâmicos, reduzir perdas no processo produtivo com maior sistematização da produção, aumentar produtividade, conquistar e manter mercado, valorizar e divulgar as empresas que fabricam produtos conforme as normas, atender exigências (Caixa, Inmetro, construtoras, revendas, consumidores diretos etc), desenvolver estratégias de marketing, agregar valor ao produto, trabalhar a melhoria contínua da qualidade, ser apontado como opção qualificada de compra e combater a não conformidade intencional nas revendas com ações específicas e dirigidas.

Casa Cerâmica

Em uma parceria inédita da Anicer com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU, de São Paulo, a Anicer executou o Projeto Solução Cerâmica, para demonstração de todas as vantagens da utilização do sistema de Alvenaria Estrutural Racionalizada com Blocos Cerâmicos, como redução do tempo de construção e de até 30% no valor da obra.

A ação consistiu na construção de um modelo de casa destinado a Habitação de Interesse Social – HIS, e demonstrou de forma prática, todas as vantagens de um ambiente bem planejado, decorado e moderno, suas funcionalidades e novidades do mercado.

Entre as vantagens da Alvenaria Estrutural, estão as reduções no uso de concreto e ferragem, de mão de obra de carpintaria e ferreiro, e de peças de madeira para formas. O sistema também torna a construção mais fácil, com canteiros de obra mais limpos e ecológicos, sem entulhos e restos de madeira. Com estes diferenciais competitivos, a casa modelo é uma realidade a ser aplicada em qualquer região do Brasil.

A casa contou com 2 dormitórios, 1 banheiro, sala, cozinha, sala de estar e área de serviço. Além disso, contemplou a garantia de acessibilidade completa, para circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade física temporária ou permanente por todo o imóvel. As mesmas técnicas de construção, com alvenaria armada com blocos estruturais, podem ser usadas em imóveis residenciais de médio ou alto padrão e em edifícios.

Toda construção foi realizada em um prazo de 5 dias e ficou em exposição durante os três dias do evento. A iniciativa foi compartilhada com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, através do Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu – FozHabita, que recebeu instruções técnicas para que o Município possa aplicar o projeto em suas licitações para construção de HIS.

Marcas que apoiam o projeto

Cerâmica Havai (telhas, cumeeiras, pisos e revestimentos cerâmicos), Cerâmica São Gerônimo (blocos estruturais), Arquiteto Vanderlei Lopes (execução da alvenaria estrutural, assentamento de piso e elétrica), Ideal Design (móveis e decoração), Arquiteta Fran Werner (projeto de ambientação e decoração), Producel (sistema fotovoltaico), Foz Tintas (tintas e resina), Districal Materiais para Construção (aço e argamassa) e Prefeitura de Foz do Iguaçu/FozHabita (demolição e coleta de entulho).

“O que me chamou atenção aqui na construção da casa modelo, na feira, foi justamente a possibilidade de demonstrar rapidez com que a casa pode ser construída com bloco cerâmico, sem falar no conforto térmico que nos traz e a possibilidade de deixar o bloco aparente, trazendo um visual bem bacana e aquele tom rústico no visual da casa”, disse Thiago, da Cerâmica Integração.

Solenidade de Abertura

A Solenidade Oficial de abertura, realizada na noite do dia 23 de outubro, contou com a presença de autoridades, representantes da indústria e do setor cerâmico e de renomadas instituições. Em seus discursos, o reconhecimento pelo trabalho da Anicer e da indústria cerâmica em contraponto à crise financeira que assola o país. O presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e Olarias do Oeste do Paraná, Margon Milton Strassburger, falou sobre o setor cerâmico no Paraná e da atuação dos sindicatos da região e destacou como estava feliz em receber os ceramistas em Foz.

Já a Secretária do FozHabita, Elaine Anderle, que representou o Prefeito de Foz do Iguaçu na abertura, destacou a contribuição do encontro para o Município. “Todas as trocas de experiência, todas as informações, todos os conhecimentos que hoje estão borbulhando aqui nesse espaço certamente resultará frutos grandiosos para nosso município e também para todos os setores envolvidos da cerâmica vermelha”.

O presidente da Anicer, Natel Moraes, falou sobre a satisfação de estar no Paraná, seu estado natal, e o carinho especial que sente pela região sul. “Agradeço a acolhida, que hoje culmina no trabalho realizado pela Associação, sindicatos, pela nossa equipe e a cada um de nós aqui que contribuímos com este bonito evento. É importante agradecer também aos nossos patrocinadores o apoio que recebemos”, ressaltou Moraes. O presidente da Associação destacou a importância na participação do ceramista nos encontros nacionais da Anicer e indicou a relevância da itinerância do evento a cada ano. “Este ano estamos na região do sul do país, ano passado estivemos na região nordeste. Esta dinâmica leva conhecimento, oportunidades de negócios e troca de experiências para todas as regiões do país. Isso é de vital importância para o nosso setor”. O presidente também destacou o apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e o legado que a Anicer deixará para a região. “Precisamos levar as qualidades e características do nosso produto à todos os lugares do Brasil. Aqui, construímos uma casa e esta casa será replicada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu. Ganham os moradores desses lares, que receberão um lar que respeita os requisitos das Normas Técnicas e de Desempenho e ganha o Município, que está garantindo cidadania e qualidade de vida aos seus contribuintes”, finalizou Moraes.

Entre as autoridades que compuseram o palco, na Solenidade Oficial, estavam: o Presidente da Anicer Natel Moraes, a Secretária do Fozhabita Elaine Anderle, representando o Governador do Estado do Paraná, o Superintendente Geral de Governaça Phelipe Mansur, representando o Presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, e o Diretor-superintendente Sesi/DN e Diretor-geral Senai/DN, Rafael Lucchesi, a Engenheira de Segurança e Trabalho Alessandra Rolim Pescosolido, o Presidente do Sindicato das Indústrias de Cerâmicas e Olarias do Oeste do Paraná Margon Milton Strassburger, o Gerente da Regional Oeste do Sebrae Paraná Augusto César Stein e o Presidente da Anfamec Jamil Duailibi.

Palestras

Realizadas nas tardes dos dias 23, 24 e 25 de outubro, das 14h30 às 17h10, as Palestras apresentaram temas estratégicos para Qualificação Produtiva, Oportunidades de Negócios, Mercado, Sustentabilidade, Design, Inovação, Construção 4.0, Tecnologia BIM e Revolução Digital.

Neste ano, a ação contou com aproximadamente 400 participantes. As palestras do 48º Encontro Nacional foram ministradas por especialistas, pesquisadores, doutores e oriundos de entidades parceiras do setor, onde foram debatidas todas as questões que envolvem a cadeia da indústria ceramista. Ao final de cada apresentação, o público teve oportunidade de interagir com os palestrantes através de perguntas e comentários sobre os assuntos debatidos.

Entre os pontos altos, destacaram-se o elevado nível de especialização e profundidade de conhecimentos técnicos dos palestrantes acerca dos temas apresentados, o esclarecimento intenso de dúvidas com a plateia, oferecendo a possibilidade de melhorias produtivas, estratégias mercadológicas e sustentáveis, além de tendências, oportunidades de inovação com possibilidades de maior inserção tecnológica nas empresas participantes.

Palestra 1 “Novas tecnologias, inovações e soluções para a indústria cerâmica”

  • Sabo + Natreb + Duracer

Palestra 2 “Soluções Sustentáveis para a construção”

  • Iza Valadão

Palestra 3 “Construção 4.0 e tecnologia BIM”

  • Flávia Maritan + Cícero Sallaberry
  • Mediação: Juan Carlos Germano

Palestra 4 “Design, inovação e sustentabilidade – Um novo olhar da arquitetura para os produtos cerâmicos”

  • Maurício Arruda

Palestra 5 “Revolução digital para a indústria da construção”

  • Adri Kalinowski

Palestra 6 “O mercado cerâmico no Brasil”

  • Juan Carlos Germano, Marcelo Tavares, Sandro Silveira, Constantino Frollini Neto, Luis Lima
  • Mediador: Jorge Lopes

Fóruns Empresariais

Temas estratégicos para o bom desempenho da indústria cerâmica e norteadores de tendências tecnológicas, oportunidades e desafios no mercado, foram discutidos por especialistas de renome nacional durante os Fóruns nos dias 23 e 25 de outubro.

Fórum 1 “Habitação de Interesse Social – Políticas Públicas e o desafio de construir com qualidade”

  • Elaine Anderle – Fozhabita
  • Sandro Silveira – Anicer
  • Wesley Godinho – Caixa Econômica
  • Nédio Henrique Rosselli Filho – CDHU
  • José Edgar Alves dos Santos Filho – Prolar
  • Mediação: Natel Moraes

Fórum 2 “Interação Alvenaria de Vedação x Estrutura de Concreto”

  • Engenheiro Marcus Daniel

Minicursos

Os Minicursos foram realizados nas tardes dos dias 24 e 25 de outubro e a programação privilegiou temas estratégicos como queima e produção.

Minicurso 1 “Queima de Cerâmica Vermelha”

  • Refratechnik

Minicurso 2 “O aumento da eficiência produtiva”

  • Antônio Carlos Pimenta

Com uma hora de duração em cada atividade, os Minicursos registraram excelente aceitação por parte do público em função dos temas apresentados e modelo informal para troca de informações.

Expoanicer

A Expoanicer mais uma vez superou expectativas, consolidou sua posição como uma das maiores feiras da cerâmica vermelha na América Latina e contou com a participação de mais de 60 marcas, vindas do Brasil, Espanha, Grécia, Itália, Estados Unidos, Portugal e Alemanha, que apresentaram as mais significativas inovações tecnológicas mundiais hoje disponíveis.

Reunindo público altamente qualificado, tomador de decisões, comprador e em busca de novos negócios, a iniciativa gerou milhões em negócios fechados, reafirmando na edição sul do Encontro, o potencial comprador das MPEs de cerâmica vermelha.

Foram 10.256,00 m² de área com muita tecnologia e opções completas para as indústrias cerâmicas. Houve grande destaque na presença de boquilhas, laminadores, refratários e demais equipamentos indispensáveis para a indústria ceramista. A maior parte dos equipamentos expostos foi vendida ainda no local, além de grande volume de prospecções e encomendas para o próximo semestre, ressaltando o potencial comercial da ação.

“Eu quero agradecer à Anicer pela oportunidade que nos deram de estar expondo nossos produtos aqui nesse evento tão importante para esse segmento ceramista. Para nós foi um sucesso tremendo a participação, então para nós vai ser realmente uma coisa muito importante, vai ser um arranque para nossas vendas nesse mercado”, disse Ulysses Martins, da HIAB.

“É muito interessante para nós essa feira, a gente fecha bons negócios, fecha um círculo de amizade com o ceramista e faz uma integração também junto com todos os fornecedores. Então, para nós da G-Cota, é muito interessante essa feira e estamos na torcida por mais uma”, destacou Katia Fernandes, da G-Cota.

“A presença dos fornecedores é muito ligada à vida dos ceramistas, na verdade somos unidos nesse trabalho porque nós produzimos equipamentos para eles produzirem produtos com qualidade e dentro das normas. Esse evento serve para inovar e para fabricar produtos de qualidade a um baixo custo de produção”, falou Luiz Bisaccione, da Mecânica Bonfanti.

A exposição esteve aberta à visitação nos dias 23, 24 e 25, das 14h30 às 21h30 e as principais marcas que estiveram presentes na feira, foram:

Visitas Técnicas atraíram ceramistas de toda a América Latina

O último dia do Encontro Nacional foi voltado para a qualificação empresarial e tecnológica diretamente nas fábricas. Na ocasião, 120 participantes realizaram Visitas Técnicas, em tradicionais fábricas do estado, onde os empresários foram recepcionados com acolhida, troca de informações e tecnologias de referência.

Cerâmica Havai

Localizada no município de Santa Helena, a Cerâmica Havai conta com gestão familiar dos Strassburger, há mais de 50 anos. Seus representantes têm construído um negócio que exerce função transformadora, que faz a cerâmica desenvolver juntamente ao município de Santa Helena. Entre os itens fabricados, estão telhas, acessórios para telhados, blocos, pisos, revestimentos, elementos vazados, peças especiais, paver e tijolos para coluna.

Cerâmica Stein

Localizada no município de Entre Rios do Oeste, a missão da Cerâmica Stein é produzir e comercializar produtos cerâmicos de qualidade que atendam aos requisitos de seus clientes e consumidores. Inovadora, a cerâmica tem em funcionamento um sistema de biodigestor para gerar energia a partir dos dejetos de suínos, além de instalar um forno contínuo e econômico, o que reduziu em cerca de 90% a emissão de fumaça na indústria. A Cerâmica Stein fabrica blocos de vedação, lajotas, blocos aparentes, blocos especiais de demolição, elementos vazados, canaleta e vedação vertical.

A visita foi acompanhada por consultores técnicos da Anicer e representantes da agência oficial do evento, a Personal Travel. Na ocasião, todos puderam tirar dúvidas, perguntar sobre os processos, facilidades e dificuldades e assim ter como referência informações que poderão ajudar em investimentos e futuras modificações em suas unidades fabris. Ao final de cada visita, os representantes das empresas receberam, da Anicer, um presente em agradecimento pela acolhida aos ceramistas.

Solenidade de Encerramento – Prêmio João de Barro 2019

O Prêmio João de Barro destaca os nomes que fazem a diferença na indústria de Cerâmica Vermelha e foi entregue aos vencedores de suas três categorias durante a solenidade de encerramento do Encontro Nacional. A votação nos meses prévios ao evento gerou um clima de expectativa intensa e sensibilização a eleitores entre os concorrentes.

A abertura da noite contou com a exibição de um vídeo que apresentou os melhores momentos dos três dias do evento, com depoimentos de participantes. Para cumprimentar os presentes e realizar a entrega do prêmio João de Barro 2019, o presidente da Anicer, Natel Moraes, subiu ao palco e agradeceu aos patrocinadores, parceiros, equipe da Anicer, expositores e participantes.

Personalidades e empresas da indústria de cerâmica vermelha, premiadas nesta edição, foram contempladas com um troféu produzido pelo artista plástico sul-mato-grossense, Jeferson Lemke. Os ganhadores deste ano foram: Constantino Frollini Neto (Personalidade), Cerâmica City (Cerâmica) e Universidade Federal de São Carlos – Ufscar (Instituição).

Além disso, a edição de 2019 do Prêmio João de Barro, prestou uma justa homenagem ao engenheiro civil, Marcus Daniel. Profissional que ao longo dos anos vem executando relevantes serviços e apoiando de maneira irrestrita a categoria da cerâmica vermelha brasileira. Daniel recebeu o Prêmio na categoria hors concours.

“Foi uma prazer estar aqui em Foz do Iguaçu com vocês compartilhando essa experiência do Encontro Nacional da Indústria Cerâmica. Agora, a gente se despede desse formato e para ano que vem já estamos projetando um formato novo. A Anicer está com um foco muito grande no mercado e no desenvolvimento tecnológico, vamos trabalhar muito essas relações junto ao ceramista. Então, aproveito para convidar a todos que venham fazer parte da Anicer. Para aqueles que estiveram no evento, obrigado! Com certeza, a Anicer vai estar cada dia mais presente com vocês”, encerrou o Presidente da Anicer, Natel Moraes.