Feira internacional registra recorde de público em sua edição 2014

materia3-banner

Considerado um dos principais eventos mundiais a Tecnargilla contabilizou 49% de público internacional

Por Manuela Souza | Fotos: Rodrigo Carvalheira e Acimac e Rimini Fiera

Organizada pela Acimac e Rimini Fiera, a Tecnargilla 2014 confirmou a sua liderança mundial. Realizada de 22 a 26 de setembro, no centro de exposições RiminiFiera, em Rimini, na Itália, a feira apresentou um crescimento de 5,5% em seu número de visitantes em relação ao evento anterior, realizado no ano de 2012, sendo 49% de público estrangeiro.

Expositores de 25 países participaram do evento, além disso, delegações oficiais de compradores específicos da Rússia, Ucrânia, Egito, Argélia, Líbano, Tunísia, Marrocos, Turquia, Irã, África Subsaariana, América do Sul e Bálcãs estiveram na feira.

A Tecnargilla é líder mundial em tecnologias aplicadas às indústrias de cerâmica e blocos e registrou uma visitação de 32.120 pessoas, o maior público já registrado na história do evento, que chegou a sua 24ª edição. “A inovação tecnológica que essas empresas mostram é contagiosa.” Essas foram as palavras usadas pelo Ministro do Trabalho, Giuliano Poletti, para dar as boas-vindas aos expositores na Tecnargilla. “Um setor líder mundial caracterizado pelo know-how e a colaboração entre empresas que são concorrentes mas estão unidas em oferecer aos seus clientes globais soluções personalizadas e de ponta.”

Os visitantes internacionais eram provenientes de 101 países e representavam 15.770 pessoas, um crescimento de 6,4% em relação à edição de 2012. Ainda segundo a pesquisa divulgada pela organização do evento, o perfil dos visitantes era o de tomadores de decisões da área técnica, representando os proprietários ou gestores das empresas mais importantes do mundo da indústria de cerâmica e blocos.

Após o declínio registrado em 2012, o número de visitantes italianos também cresceu. Este é um importante indicador do desejo das empresas de cerâmica italiana de investir em tecnologias inovadoras, mais uma vez. A pesquisa indica que 16.350 profissionais de indústrias locais visitaram a feira, cerca de 4,6% a mais em relação a edição passada.

A inovação tecnológica foi protagonista absoluta do evento. As 500 empresas, que ocuparam uma área de 75.000 m2,7% maior que em 2012, levaram para a Rimini uma prévia das mais recentes inovações tecnológicas do mundo, aplicadas ao processo e projeto para o bem da indústria cerâmica e de blocos.

A Revista da Anicer marcou presença no evento, através do assessor comercial da publicação, Rodrigo Carvalheira, que aproveitou a oportunidade para apresentar o trabalho do veículo e da Anicer e divulgar as novidades do Encontro Nacional 2015, que acontecerá no Rio Grande do Sul. O empresário, Andrea Arrobbio, da SaceImpianti, que participou da última edição da Expoanicer, estava presente na Tecnargilla e ficou satisfeito com o que viu. “Este evento na Itália é visitado por cerâmicas de todo o mundo, em particular vemos uma clientela vinda do norte da África, médio oriente e América Latina. Algumas notícias do setor foram positivas. A nossa empresa, a SaceImpianti, não participou como expositora, mas visitamos o evento acompanhado pelos nossos clientes dos Emirados Árabes, Rússia, Paraguai e Brasil. Este tipo de evento é muito importante para o crescimento do mercado mundial”.

A cerimônia de abertura, contou com a presença do Ministro do Trabalho, Giuliano Poletti, instituições locais e gestores da Acimac e Rimini Fiera. O momento também marcou a entrega do Prêmio Aldo Villa. “É sempre muito importante participar de feiras internacionais, como a Tecnargilla. Conhecer as novidades e o que está em franca expansão no setor mundial. Além de aprender com exemplos práticos do que estão fazendo lá fora e conhecer os equipamentos que estão sendo utilizados para isso. Também pude estreitar o relacionamento com associações, técnicos e empresas do mundo todo”, finalizou Carvalheira.