Fortaleza vermelha

inspiracao_blog_ed91

Arquitetura de castelo espanhol une beleza, luxo e solidez em cada ângulo da construção

Por Manuela Souza | Fotos: Flickr

Localizado no município de Coca, província de Segóvia, na Espanha, a 135 km de Madri, capital do País, o Castelo de Coca é uma construção do século XV, desenvolvido por Don Afonso de Fonseca, bispo de Ávila e arcebispo de Sevilha, e executado totalmente com tijolos de cerâmica vermelha.

Seguindo uma arquitetura gótica, foi projetado para ser um lugar seguro e bonito. Os tijolos são a grande atração da estrutura do castelo e chamam a atenção pela bela composição em estilo mudéjar, com a sua aplicação em diferentes tons, ou seja, com influências da arquitetura mulçumana. Nota-se em sua estrutura que o local foi feito para combater e resistir aos longos cercos dos adversários. Na paisagem que circunda a construção, que possui várias torres, salões, uma capela tão grande quanto uma catedral, salas de trabalho, salas de conversas políticas e belos dormitórios, a segurança é reforçada por um fosso e duas torres compostas de vários torreões, onde escadas vertiginosas e estreitas conduzem os visitantes ao topo do castelo de onde se tem uma vista incrível da cidade de Coca.

Uma curiosidade do local é que Napoleão ocupou o castelo em 1808 e o transformou em quartel. As tropas revolucionárias saquearam e incendiaram a região, deixando-o em ruínas, antes de fugirem derrotadas pelos espanhóis.

De propriedade da Casa de Alba, uma das famílias mais nobres da Espanha, o local está emprestado ao governo espanhol até o ano de 2054. O castelo fica aberto à visitações, ao custo de €2,70 por pessoa, e é considerado, desde 1931, patrimônio histórico da Espanha.