Teresina recebe Encontro do Nordeste

momento_blog_ed93

Evento trouxe palestras sobre Norma de Desempenho e NR-12 e deu destaque para visitas às cerâmicas do estado piauiense

Por Aline Moura | Fotos: Divulgação Sindicer/PI

A 10ª Convenção Nordeste de Cerâmica Vermelha e o 20º Encontro dos Sindicatos de Cerâmica Vermelha do Nordeste, que aconteceu de 11 a 13 de junho, no estado do Piauí, reuniu empresários, profissionais e investidores da indústria de cerâmica vermelha no Blue Tree Rio Poty Hotel, em Teresina, com o objetivo de promover e intensificar a interação e a troca de experiências. Esta edição foi realizada pelo Sindicer/PI com o apoio do Sistema Fiepi – Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Sesi, Senai e IEL) e do Sebrae/PI.

Durante os três dias, aproximadamente 400 participantes tiveram a oportunidade de conhecer o parque fabril de cerâmicas genuinamente piauienses, debater o setor e realizar negócios com os fornecedores. “O Encontro foi um sucesso. Tivemos 25 empresas fabricantes de máquinas de todo o país, das mais representativas, além de palestras com os principais assuntos em discussão no setor, encontro dos presidentes de sindicatos da região nordeste e visitas às empresas com alta tecnologia, automação e robotização”, celebra o anfitrião do evento, o presidente do Sindicer/PI, Waldyr de Moraes Júnior.

Durante a cerimônia de abertura oficial, Waldyr Júnior agradeceu a presença de todos e convocou a classe ceramista a unir-se em prol de propostas do interesse comum da categoria. Na ocasião, a Anicer esteve representada pelo diretor de Relações Institucionais Luis Lima. Da Fiepi, estiveram presentes o vice-presidente, Félix Raposo, a diretora Corporativa, Ana Paula Lacerda, o diretor de Assuntos Institucionais, Ewerton Negri Pinheiro, o diretor de Assuntos Econômicos, Freitas Neto e o tesoureiro Robério Cantalice. Além do diretor do Senai, João Henrique Sousa, e a superintendente do IEL, Lauriane Coelho.

As visitas programadas às indústrias locais são o momento para o público conhecer os diferentes processos produtivos e a tecnologia utilizada nas empresas. O primeiro dia da Convenção contou com um tour pelas instalações do grupo Mafrense (Cermar e Blocomar). Outras três empresas também abriram suas portas durante o segundo e terceiro dias de evento: as Cerâmicas Santa Maria, CEVVAP – Cerâmica Vermelha do Vale do Parnaíba (Cerâmica Santa Vitória) e Barro Forte. “Um dos focos principais do evento foram as visitas para apresentar o potencial das indústrias do estado, com um parque cerâmico desenvolvido”, destaca o presidente do Sindicer/PI.

Uma exposição trouxe fabricantes de equipamentos para a indústria cerâmica de todo o Brasil que ofereceram em estandes seus produtos. A programação contou com palestras e debates sobre a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais (ABNT NBR 15.575) e a Norma Regulamentadora nº 12. Entre os palestrantes, o 2º vice-presidente da Anicer, presidente da Acertar/SP e proprietário da Cerâmica City, Constantino Frollini Neto; o engenheiro civil e pesquisador do Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), André Delfino Azevedo; e o Coordenador de NRs – Normas Regulamentadoras do Senai/PB, Alexandre Magno.

“As apresentações do Neto e do engenheiro do IPT, André Azevedo, sobre a Norma de Desempenho foram bem esclarecedoras, principalmente para um público não habituado ainda com o tema. Outro ponto forte do evento foram as visitas às indústrias, onde pude observar a convivência entre cerâmicas de grande porte, com alta tecnologia, e cerâmicas com menor investimento tecnológico, mas muito bem administradas, como é o caso da Cerâmica Santa Vitória. Existem diferenças, mas há mercado para todas”, relata o diretor da Anicer, Luis Lima.

Os visitantes do Encontro e Convenção tiveram ainda a oportunidade de debater e conhecer um pouco mais sobre liderança e inovação através de palestra motivacional a cargo de Alfredo Rocha, renomado conferencista do país. Outro destaque do evento foi a reunião que ocorre em paralelo dos sindicatos da indústria de cerâmica vermelha do nordeste, onde os presidentes das entidades discutem a situação do mercado.