Uma história de conquistas

Aniversário

Prestes a empossar a nova diretoria, a Anicer contabiliza ações de sucesso nos seus 24 anos de fundação

Por Mellyna Reis

A Associação Nacional da Indústria Cerâmica – Anicer comemorou mais um ano de existência no dia 20 de janeiro. Nesses 24 anos de história, a associação tem cumprido a sua missão de representar o setor junto às instituições públicas e privadas, promovendo o desenvolvimento sustentável a partir da difusão tecnológica e da capacitação empresarial, além de realizar diversas ações para a evolução da indústria cerâmica.

Mesmo antes de ser oficialmente criada, quando eram apenas encontros de amigos ceramistas para debater melhorias de uma classe na época desagregada, a Anicer já vislumbrava ações para o futuro, como a discussão de normas de desempenho e qualidade. “Essa pré-associação, ainda não organizada, prestou um serviço importante para o que a Anicer é hoje”, relembra o novo Diretor da Área de Pisos Cerâmicos, Luiz Claudio Fornari.

Fundada em 1992, durante uma assembleia geral que aconteceu na Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em Brasília (DF), a entidade hoje está presente em todo o país através de parcerias com sindicatos e associações. Várias conquistas podem ser destacadas em todos esses anos, entre elas a adesão ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, do governo federal, como mantenedora dos Programas Setoriais da Qualidade (PSQs) de Blocos e Telhas cerâmicas.

Em tempos como os de hoje, com um cenário econômico incerto, os desafios aumentam tanto para os empresários como para a instituição, que tem de seguir buscando maneiras de ajudar o setor a se manter forte. Afinal, as indústrias de cerâmica vermelha desempenham um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social do país, com uma considerável contribuição para a expansão do setor na década passada.

A Anicer já passou pelo comando de quatro presidentes que a conduziram à posição de principal representante da indústria de cerâmica vermelha do Brasil. No dia 1º de abril, o empresário Natel Moraes estreia no quadro de presidentes com o desafio de propor novidades para o Encontro Nacional, agregar mais associados e, principalmente, retomar o bom relacionamento com a Associação Nacional dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos para a Indústria Cerâmica (Anfamec).

Quarenta e nove diretores estarão ao lado de Natel dividindo a missão de assumir a nova gestão, entre eles, o paraibano João Gomes de Andrade Neto, presidente do Sindicato da Indústria Cerâmica Vermelha da Paraíba (Sindicer/PB) e diretor da Cerâmica Salema. “Acompanho a Anicer desde 2004 e nestes últimos 12 anos percebo um setor que vem se unindo em busca da qualificação e fortalecimento”, enfatiza o novo vice-presidente da Associação.

Para o ceramista, a capacidade de fortalecer laços e aglutinar parceiros é um dos trunfos da história da Associação. “A Anicer se constituiu como o elo que uniu os ceramistas de norte a sul do país, criando uma rede de cerâmicas que aprendem juntas, se desenvolvem e compartilham suas práticas”, frisa. “Ter uma equipe que consiga transformar a necessidade destes ceramistas em projetos e atividades para um setor cada vez mais competitivo é o que gera a liga e solidifica ainda mais a Anicer e as cerâmicas dentro do segmento construtivo”, complementa.

Otimista, o novo vice-presidente acredita na união do setor para enfrentar o momento delicado em que se encontra a economia do país. “Este é um ano de mudança. Um novo cenário aparece na entidade para estreitar ainda mais os laços entre os ceramistas de todo o país. Entendo que não é fácil empreender com a economia como ela se encontra, mas é trabalhando em conjunto que encontraremos forças e caminhos para passar este momento”, espera.

Atuação

Tendo como foco o crescimento permanente e sustentável, a Anicer oferece novas oportunidades para os ceramistas, seus negócios e funcionários, a partir da realização de convênios, serviços, pesquisas e eventos. A Associação tem diversas frentes de trabalho, entre as quais se destaca a Assessoria Técnica e da Qualidade, que garante os melhores processos nas indústrias e a colocação de peças qualificadas no mercado. O apoio desta área é o que possibilita que os ceramistas possam melhorar as fases da produção e seus produtos.

Outra frente importante se dá no campo da Comunicação Empresarial. O setor é responsável pelo Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha – maior congresso anual de empresários e feira internacional de máquinas e equipamentos da América do Sul –, da Revista da Anicer (veículo oficial do segmento), além de cursos técnicos, bibliografias especializadas e outras atividades que propagam informações, motivam e permitem a formação de uma nova consciência sobre o setor.

Este ano o Encontro chega a 45ª edição com muitas novidades para o setor. O Evento acontece entre os dias 24 e 27 de agosto, no Expo D. Pedro, em Campinas (SP). Simultaneamente será realizada a 19ª Exposição Internacional de Máquinas, Equipamentos, Automotivos, Serviços e Insumos para a Indústria Cerâmica – Expoanicer.

“O Encontro Nacional é, sem dúvida, um momento muito aguardado anualmente pelos ceramistas de todo o Brasil. É onde vão obter novos conhecimentos, enxergar tendências e oportunidades, pesquisar inovações e adquirir equipamentos dos fabricantes de máquinas na Expoanicer e reencontrar os amigos do setor”, explica o assessor comercial da Associação, Rodrigo Carvalheira.

Em meio a um ano cheio de desafios, o Evento será uma oportunidade para os empresários discutirem saídas e apostas para o futuro. “Nesse caso, o Encontro se torna ainda mais importante pois os ceramistas, enquanto classe, estarão juntos a fim de traçar e conhecer estratégias eficazes para o êxito da indústria cerâmica”, justifica.

Sendo uma instituição que atua nacionalmente, a Anicer integra os fabricantes das diversas regiões, favorecendo a troca de experiências e realizando projetos que qualificam o setor. Atualmente a base da Anicer nos Estados está composta por 35 entidades, entre sindicatos, cooperativas e associações das indústrias de cerâmica vermelha filiados.

Avanços

Ao longo de mais de duas décadas, a Anicer contabilizou várias conquistas para o setor e uma das mais importantes foi a adesão ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, do governo federal, assumindo a condição de mantenedora dos Programas Setoriais da Qualidade (PSQs) de Blocos e Telhas cerâmicas. Os PSQs de Blocos e Telhas cerâmicas possuem atualmente mais adesões em comparação aos demais programas de outros setores.

No âmbito da indústria de cerâmica vermelha, o PSQ funciona como uma ferramenta de qualidade que auxilia as empresas a enquadrarem blocos e telhas conforme a normatização técnica brasileira para, desta forma, atenderem às exigências da Caixa Econômica Federal, do Inmetro, construtoras, revendas e consumidores.

O programa gerenciado pela Anicer conta com um total de 227 cerâmicas qualificadas, sendo 167 fabricantes de blocos e 60 de telhas cerâmicas, distribuídas em diversos estados. Somados a isso, há 40 empresas (34 de blocos e 6 de telhas) que aderiram ao programa e estão em andamento com o processo de qualificação.

Segundo o proprietário da Cerâmica Rosalino, Osvaldo Rosalino, o apoio da Associação foi fundamental para qualificar muitas fábricas de Rondônia, na região Norte do país. “Nós sempre tivemos um grande incentivo da Anicer. Muitas empresas da região alcançaram o PSQ”, afirma.

Essas inovações é que colocam o setor na dianteira frente aos demais que representam a indústria da construção civil. “Eu aprendi muito com a Anicer, que tem que estar sempre inovando, sempre acompanhando o desenvolvimento do mercado e das novas tecnologias”, reconhece Rosalino, afirmando que seguiu os conselhos da entidade sobre investir em melhorias.

Parcerias

Visando assegurar um produto cerâmico de qualidade e sustentável, a Anicer construiu recentemente duas parcerias com o Sebrae, que resultaram em projetos valiosos para a entidade. Primeiro, o “Conheça o seu Produto pela Avaliação da Conformidade”, desenvolvido entre os anos de 2010 e 2013. A ação alavancou a qualidade no setor de cerâmica estrutural e estimulou empresas a fazerem ensaios dos produtos periodicamente, para atestar a qualidade.

Ainda em 2013, foi iniciado o “Cerâmica Sustentável é + Vida”, que tem como objetivo promover a sustentabilidade nas micro e pequenas indústrias de cerâmica vermelha, buscando melhorar a qualidade dos produtos e fortalecer a economia do setor.

O projeto já atendeu 421 empresas, que receberam instruções sobre gestão empresarial, inovação tecnológica, eficiência energética e licenciamento ambiental que permita a incorporação e o tratamento de resíduos sólidos nos processos produtivos.

“Temos muito a comemorar pelos resultados dos trabalhos realizados até aqui, à medida que geram melhorias efetivas, e vêm contribuindo para o crescimento de centenas de empresas”, ressalta a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.
As parcerias com o Sebrae possibilitam uma maior competitividade dos pequenos negócios da indústria de cerâmica vermelha. “Recentemente prorrogamos o prazo do projeto Cerâmica Sustentável é + Vida, reafirmando esse compromisso com o setor, por meio de um conjunto de ações, que levam conhecimento sobre gestão, mercado, tecnologia e inovação às micro e pequenas indústrias em todas as regiões do Brasil”, conta.
Esse conjunto de ações articuladas pela Associação é o que incentiva os ceramistas a continuarem aperfeiçoando seus produtos. “É um bom trabalho que foi feito por todos os presidentes, diretores e funcionários, desde a fundação. Além do crescimento, a Anicer conseguiu elevar o produto cerâmico para o Brasil todo, sem contar o trabalho institucional que a associação faz. Que continue crescendo e continue o trabalho”, deseja o Diretor de Normas e Qualidade da Anicer, Constantino Frollini Neto, da Cerâmica City.